10 de ago. de 2015

Brincando de Editar estreia no Centro Comunitário Renascença




Projeto Brincando de Editar começa no Centro Comunitário Renascença, bairro Cascata, região Sul de PoA, instituição que atua no acolhimento de crianças e adolescentes proporcionando-lhes atividades no turno inverso da escola.
Brincando de Editar tem como objetivo central percepção da escrita registrada no suporte livro, testemunhando memórias sociais e culturais, ideias e sentimentos, com intuito de estimular a representação de vivências pessoais através da linguagem gráfica.





No dia 05 de agosto, foram realizadas duas oficinas. 

Inicia-se com uma contação de histórias sobre os diversos suportes que os homens criaram ao longo da historia da humanidade.
Tábuas de Gilgamesh - escrita cuneiforme dos sumérios

No segundo momento da oficina - montagem dos livros nos painéis - as crianças encontram as 7 partes constitutivas do livro,  cada uma produzindo uma folha. 
 Na parte final, as crianças são desafiadas a imaginar uma história e produzir seu próprio livro.

Para o educador Carlos Rodrigues “o ato de criação de um livro criou expectativa pelo resultado final (...) O incentivo que a oficina propõe é fundamental na compreensão do processo criativo, pois os educandos desenvolveram suas publicações muito bem”
O resultado: uma coleção da turma da manhã:
e uma coleção da turma da tarde:

Conforme a educadora MEG Gonçalves Borba, do Centro Comunitário Renascença, “a oficina é muito produtiva e interessante. Estimula o interesse pela leitura  pois explica o processo de construção do livro”.

Para saber mais entre em contato pelo telefone 3289.8116
Coordenação da Descentralização da Cultura
Centro Cultural Usina do Gasômetro
Av. Pres. João Goularte, 551 – 6º andar – Sala 606 – Centro Histórico - Porto Alegre – RS
CEP 90010-120
Telefone: 51 3289 8118/8113
E-mail: descentralizacao@smc.prefpoa.com.br
http://www.descentralpoa.blogspot.com.br/
www.facebook.com/DescentralizacaoDaCulturaPoa

Nenhum comentário: