12 de ago. de 2014

Tchaikovsky mora na Restinga

Dança Clássica dá Samba

No final da década de 1960,  a Prefeitura e a especulação imobiliária desovaram na zona sul - distante 26 quilômetros do centro de Porto Alegre - os moradores pobres da vila Areal da Baronesa, bairro Cidade Baixa, a maioria afrodescendentes, originando o bairro Restinga.
O bairro é identificado no imaginário da cidade pelos estigmas de pobreza, violência e tráfico de drogas.  
O projeto Ballet para Todos, da Descentralização da Cultura, ensina dança clássica na Restinga como forma de desenvolvimento e valorização culturais, descoberta de novos talentos e expressões na área coreográfica, além do incentivo à autoestima e confiança de crianças e adolescentes.
A estética da violência apresentada nos anos noventa como grande novidade na dança e no teatro, é graciosamente subvertida pela pedagoga e professora de dança clássica Elizabeth Santos, ao som de Tchaikovsk - em particular, a valsa para balé A Bela Adormecida (1888-89). O projeto utiliza a metodologia russa, adaptada pedagogicamente à realidade local. É uma ação afirmativa objetivando o desenvolvimento físico, emocional e psicoafetivo do grupo. 

 Tchaikovsky começou a ter aulas de piano com cinco anos, um talento precoce que se tornou capaz de ler partitura em apenas três anos. 
 


"...cada criança é uma promessa...talento não tem endereço..." - Elizabeth Santos


 A história da Bela Adormecida é a de uma princesa que é enfeitiçada para dormir até que um príncipe encantado a desperta com um beijo de amor.














 

O Projeto Ballet para Todos é coordenado por  Elizabeth Santos (3ª, em pé, a partir da direita)  vencedora do Prêmio Joaquim Felizardo (2007) para destaques na área da cultura. 
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Descentralização da Cultura, que oferece ao público, mais de uma dezena de cursos regulares na área de dança, de gêneros diversos, nos diferentes bairros e regiões da cidade.
Maiores informações através do E-mail oficinasdescentralizacao@gmail.com
 ou no próprio local (CECORES): Av. Nilo Wulf, s/nº - Restinga - PoA - Rs. 

Nenhum comentário: