1 de ago. de 2011

TEORIA MUSICAL E SOLFEJO, A TÉCNICA DA LEITURA DA MUSICA NA OFICINA DA REGIÃO CENTRO SUL

A Iniciação Musical, que ensina a ler e interpretar partituras de uma musica, esta acontecendo na oficina desenvolvida pela oficineira TAINAH MARQUES, todos os sábados a tarde na sede do Nonoai TC.
Conforme Tainah, a oficina tem como objetivo, apresentar o mundo da música a partir do conhecimento e desvendamento dos Sinais Gráficos usados na música. O que são estes sinais? Como são utilizados e combinados? Pra que servem na música? Se eu sei tocar um instrumento, pra que preciso saber usá-los? São questões que ao longo das oficinas, será destrinchando “matando” as curiosidades.
Solfejo, no conceito da música ocidental, é a aarte de cantar os intervalos musicais, seguindo as respectivas alturas (frequências ou grau de escalas) e ritmos anotados em uma partitura

Reflexão
Se sou um músico virtuoso na minha área, seja ela tocador de trompete, flauta transversal, clarinete, no canto entre milhares de outras existentes... e aprendi ouvindo meu avô tocar, tenho uma excelente técnica instrumental, mas não sei decifrar os sinais, nem entendo daquelas “bolinhas” escritas nas linhasinhas... pra que tudo isso? No que somaria aprender mais isso, si já sei o mais importante?
Todos sabemos emitir sons, ruídos, barulhos. Alguns acham que cantam direitinho e até se acham afinados. Eu sei o solo tal e toco as músicas do artista tal, mas a essência, de onde foi extraído. Alguém teve a idéia e fez, saiu pronta todas as partes da música. Então a questão é : eu sei fazer um bolo, é só misturar a farinha de trigo, o açúcar, a margarina, e o leite, e os outros bolos... como são feitos e as coberturas... de onde vem, quem inventa, são baseados em quê?

Nenhum comentário: