3 de jul. de 2014

Bonecos in progress… Oficina da Descentralização da Cultura na Casa de Nazaré.

Aos poucos, formas, rostos, fisionomias e personagens começam a surgir durante a primeira etapa da Oficina de Teatro de Bonecos Mamulengos promovido pela Descentralização da Cultura (Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre – RS), em parceria com a Casa de Nazaré, no Bairro Cristal.     

Esta etapa da Oficina envolve os processos de modelagem das principais partes dos bonecos de luva (cabeça e dedeiras) e, concomitantemente, os participantes vão conversando a cada encontro sobre os seus personagens, as histórias que pretendem contar etc. A criação dos bonecos e a criação dos enredos teatrais (ainda que não passados para o papel, neste primeiro momento) dão-se de forma concomitante. Impossível criar personagens de bonecos e não pensar em situações cômicas nas quais eles irão desenvolver-se na terceira etapa da Oficina de Dramaturgia para Teatro de Bonecos.                                                              
                                                                         
Além de crianças atendidas pela Casa de Nazaré, duas educadoras da instituição também cursam a Oficina com o objetivo de agregar a técnica do Teatro de Bonecos aos processos educacionais e de acolhida, desenvolvidos pela Casa. A Oficina qualifica, assim, o amplo rol de serviços educacionais, sociais e culturais que a Casa de Nazaré oferece para as crianças e adolescentes da região do Cristal.

  A Oficina acontece também no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e, durante a etapa final, serão realizados encontros integrados entre as duas turmas.
Serviço: Oficina Teatro de Bonecos Mamulengos
Turma 1: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (vagas abertas)
Local: Avenida Capivari, 602 – Bairro Cristal.
Data/ Horário: Sempre às quartas-feiras, no horário das 09 às 12 horas.

Turma 2: Casa de Nazaré (vagas preenchidas)
Local: Rua Cel. Timóteo, nº 350 – Bairro Cristal.
Horário: Sempre nas quintas-feiras, no horário das 13:30h às 16:30h.

Mais informações: fuzue.bonecos@gmail.com (Oficineiro Leandro Silva), oficinasdescentralizacao@gmail.com (Coordenação da Descentralização da Cultura, quilombodosopapo@gmail.com (Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo) e casadenazare@brturbo.com.br (Casa de Nazaré).

LEANDRO SILVA
Artista Bonequeiro
Contato: + 55 51 3024.3058 | + 55 51 8269.4614
Blog Fuzuê: www.fuzue-rede-animada.blogspot.com


Nenhum comentário: