27 de dez de 2013



 Descentralização da Cultura 2013

Os Bonequeens – Mostra da Oficina de Teatro de Bonecos 



No mês de Novembro o grupo de Oficinandos da Oficina de Teatro de Bonecos Mamulengos, promovido pelo Projeto da Descentralização da Cultura de Porto Alegre | Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo apresentaram os resultados dos 07 meses de Oficina, encerrando os trabalhos do ano.
IMG_0205
IMG_0206
Foi criado de forma colaborativa um pequeno espetáculo, intitulado “Bonecos em Cena”, com dois esquetes: “Bonequeen’s”, uma divertida performance com bonecos sobre a músicaBohemian Rhapsody (Queen) e “O Lixo”, com temática ambiental. A abertura foi feita com os bonecos Maneco, Mimoso e Carminha, do Grupo Fuzuê – Teatro de Bonecos, também coordenado pelo oficineiro.
O trabalho foi apresentado na Mostra da Descentralização, realizada no dia 04 de Novembro, juntamente com as demais Oficinas, no Teatro Túlio Piva e no dia 28 de Novembro, na Mostra Regional/ Região Cristal, no Ginásio Elyseu Paglioli (Bairro Cristal).
IMG_0171IMG_0175IMG_0184IMG_0202
O resultado ficou bastante encantador, sendo criado cerca de doze bonecos divertidos e coloridos e feita a reutilização de um marote, o Boneco Fred, que estava em desuso no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. O grupo se comprometeu a fazer a reforma deste boneco, mesmo depois da finalização da oficina.
Para fechar o trabalho com chave de ouro, o grupo realizou, juntamente com os membros do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, um almoço de confraternização para celebrar a amizade, o trabalho e a convivência fraterna vivenciada durante todo o processo da oficina.
Nosso agradecimento especial a alguns amigos queridos, colaboradores da Oficina. Eles merecem uma foto!
                              IMG_0217
Da esquerda pra direita: Richard Kümmel Lipke, Leandro Silva, Fábio Schuch, Diane Barros e Marion Santos
- Informações sobre a Oficina –
Oficina: Fuzuê – Oficina de Confecção, Experimentação e Dramaturgia com Teatro de Bonecos Mamulengos.
Data: Realizada no período de Abril a Novembro de 2013, nas quintas-feiras [OFICINA ENCERRADA].
Horário: Das 9 às 12h.
Local: Sede do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, situado na Avenida Capivari, nº 602 – Bairro Cristal – Porto Alegre – RS.
Ofineiro: Leandro Silva, artista bonequeiro afiliado à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB/ Centro UNIMA Brasil e coordenador da “Fuzuê – Teatro de Bonecos e Projetos Culturais”.
Fotos: Adão Boni | Leandro Anton (Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo).

Nenhum comentário: