14 de mai. de 2010



Diário de aula - Arteducadora Luisa Gabriela - Artes Visuais

1. A partir de hoje, aqui no blog da Descentralização, será possível acompanhar o desenvolvimento das experiências de aprendizagem em arte desenvolvidas nas Regiões Glória e Cruzeiro.

O projeto de ensino em arte que propus para o Edital 2010 da Descentralização da Cultura de Porto Alegre tem como objetivo gerar situações onde os oficinandos possam perceber os espaços da comunidade, as características visuais e estéticas, estudando os conteúdos da arte a partir da visualidade e especificidades da Comunidade da Rua Canudos - no Bairro Glória e Comunidade da Vila do Campinho - na Cruzeiro.

Além disso, um dos objetivos é a visita dos oficinandos aos espaços da arte na Cidade de Porto Alegre. Museus, Centros Culturais, Atelieres, e obras de arte públicas.

1.1 As atividades serão as mesmas para as duas turmas, assim será possível perceber e comparar de que maneira os alunos entendem os espaços, vivenciam e atuam neles. Além de perceber as diferenças no desenvolvimento estético de cada grupo.

1.2 Perfis das turmas:

Glória – Creche Criança Feliz:

A turma é basicamente composta por meninas. É interessante pois a nossa identificação se dá pelo fato de eu também ser uma “menina” e, assim elas se afeiçoaram pelo fato de eu também pintar as unhas e usar maquiagens e coisas de meninas. A turma é composta por mais ou menos 15 alunos.

As condições de ensino são ótimas, a região Glória é uma Região muito peculiar, pois está localizada num ambiente que tem uma área de arborização muito grande. E também a relação de vivencia do espaço não se dá na planaridade da cidade e sim no alto do morro, há uma inclinação que faz com que a movimentação dos corpos e a vivencia do lugar tenham um tempo mais lento.

Mapa da Região Glória

Cruzeiro – Centro Esportivo Cultural e Assistencial da Vila do Campinho:

Em oposição à Rua Canudos (Glória) a Vila do Campinho (Cruzeiro) tem um espaço totalmente relativo à planaridade do terreno, da cidade e um aspecto de urbanicidade muito maior. Os ônibus, carros, as construções, os aspectos relativos ao espaço urbano estão bastante marcados. O espaço é totalmente urbano, a natureza está fora dali. A movimentação dos corpos de dá de maneira mais rápida e a tensão é bem maior. As condições de trabalho são boas, o espaço é amplo e a comunidade e cheia de construções complexas em seus desenhos, suas cores e formas.

Mapa da Região Cruzeiro

1.3 Para iniciar o projeto introduzi nas turmas a idéia de cartografia. Os mapas como instrumentos que registram o desenho de um lugar. Cada turma foi convidada a fazer mapas individuais (com o desenho do percurso do local onde ocorre a oficina até a sua casa).

Apresento aqui alguns dos trabalhos realizados pelos alunos:

Alunos Canudos (Bairro Glória):

Alunos Vila do Campinho (Cruzeiro):




Até a próxima postagem.

Luisa Gabriela








Nenhum comentário: