25 de jun. de 2013




Dinâmica: Utilizar o fragmento destacado do poema de Vinícius de Moraes, Duas Mocinhas de Botafogo, e reinventar a história.
Oficina de Literatura - região Sul - Oficineiro Diego Petrarca

O Espetáculo - Iara Bauer

Todas as noites, depois que as luzes do teatro se apagam, sento nesta poltrona, é a hora que me vem às lembranças. Lembro-me bem das duas meninas já adolescentes, Marina e Marília, vindas do interior, com grandes sonhos, cidade grande, mais recursos, bom para fazer carreira.

Mas a vida não era fácil, e os dias tampouco, elas tinham tropeços que ainda as abalavam. Com os pés cansados de tanto andar, sapatos com aparentes furos, sem fazer nenhuma refeição digna, pois o dinheiro que trouxeram era pouco, não podiam gastá-lo demasiadamente, faziam apenas uma refeição no dia e às vezes repartiam com alguém na mesma situação.

Era raro quando conseguiam algo especial: um pouco de arroz requentado do barzinho da esquina. As roupas eram poucas com o uso constante já surradas e os cotovelos mostravam-se puídos, mas apesar de tudo, no corpos moços e em suas mentes: grandes sonhos.

Os dias passam. E as vi nova, ente numa pracinha. Marília e Marina comendo um pedaço de pão dormido e um copo de café frio. Foi quando as abordei. 

- Meu nome é Aurélio. Mas todos me   chamam de seu Lélo. 

Após uma longa conversa, nos despedimos, dei mais alguns passos e retornei. Perguntei se elas tinham onde ficar, a resposta oi não. Então eu disse: não tenham medo, venham comigo, trabalho e moro num teatro  lá tem bastante espaço, por esta noite vou dar-lhes guarida. Amanhã é outro dia.

Há muito tempo eu vivia sozinho e fiquei feliz em ter pessoas jovens como companhia. 

As duas resolveram ficar e com o passar dos tempos introduzi Marina e Marília no trabalho com a trupe teatral e elas que se destacavam rapidamente. 

Marília casou-se com um integrante do grupo teatral. de vez em quando  me escrevem para dizer como estão. 

Marina até hoje é uma das atrações mais esperadas da temporada, esgotando os ingressos toda as noites. O espetáculo principal é a Menininha de Botafogo.

Nenhum comentário: