Mostrar o dia a dia de trabalhadoras de um salão de beleza, é o tema que está sendo pesquizado pela oficina de teatro da região norte, desenvolvida pela atriz Caroline Falero. As oficinandas estão buscando várias cenas do cotidiano do que se passa num local para tratamento de beleza, o antes, o durante e o depois. A turma é composta basicamente pelas meninas que estão fazendo o curso de embelezamento afro, proporcionado pela ONG Sempre Mulher parceira para realização da Oficina de Teatro.
13 de jul. de 2011
Oficina de Teatro da Região Norte
5 de jul. de 2011
Oficina de Fotografia - Orfanatrófio.

Foto: câmera feita de lata sem o uso de lente fotográfica, exposição de 30 segundos com papel p&b vencido, revelador Kodak 64b, feito em casa.
Fotógrafa: Sabrina Oliveira
Retrato: Mylena Soares
Retrato: Mylena Soares
OLHANDO PARA O PASSADO
No Brasil, poucos fotógrafos já ouviram falar em fotografia sem lentes, cianotipia, marrom Van Dyke ou outros tantos processos fotográficos criados e praticados ao longo dos primeiros cinqüenta anos de existência da fotografia ainda no século XIX.
Explicações para isso são muitas e todas se entrelaçam em um nível ou outro, mas creio que a principal seja o fato de sermos ávidos por novidades. O contemporâneo nos seduz a tal ponto que esquecemos o passado, a história, as experiências.
A câmera tem que ser a mais moderna, o processador, mais poderoso, os softwares, sempre com a última versão. Diante de um sensor de 12 ou mais megapixels ou de lentes com sistemas de estabilização, ou ainda, da interminável quantidade de programas para tratamento de imagens que existem no mercado, pode parecer um despropósito alguém ainda se interessar por algum dos processos fotográficos históricos e saber como eram feitas as primeiras fotografias.
A fotografia tem quase duzentos anos de existência. Uma história cheia de experiências com muitos erros e acertos. O que hoje temos de mais moderno é resultado direto do que foi aprendido ao longo desse caminho.
Considerar esse conhecimento acumulado mera curiosidade, ou excentricidade de poucos, é sinal seguro de falta de costume com a cultura. Pensar que o passado não tem informações valiosas para o presente e para o futuro é miopia intelectual.
A prática da fotografia por qualquer um dos processos históricos requer paciência para reaprender algo que foi esquecido. Requer estudo e reflexão para corrigir os muitos erros que sempre acontecem. Requer, principalmente, entender e aceitar que a eletrônica e a informática são somente as mais novas ferramentas de um oficio que se faz com a luz.
8 de jun. de 2011
OFICINA DE TEATRO - Ascobev - Belém Velho
Sinergia
Participando da reunião mensal, fico encantada de encontrar pessoas, meus colegas. que, assim como eu, acredita que podem fazer da sua passagem algo produtivo, tenho certeza que não nos sentimos “salvadores da pátria”, mas ao mesmo tempo acho que sim, somos também salvadores da pátria, porque somos semeadores de oportunidades, não obrigatóriamente formadores específicos da nossa área, mas como facilitadores de uma troca de conhecimento. Adoro ver e ouvir o nosso grupo de trabalho, a diversidade de áreas, a diversidade de experiências e a unidade de dificuldades. Para este tipo de trabalho, não existe fórmula pré determinada, cada dia é diferente, cada turma é diferente, e se torna interessante pelo desafio constante. Sinergia, encontro no nosso grupo a verdadeira tradução desta palavra. Parabéns colegas!
sandra loureiro - oficineira de teatro
6 de jun. de 2011
17 de mai. de 2011
DANÇA DE SALÃO MANTÉM PÚBLICO NA ASCOPIB
Como no ano passado, a dança de salão trouxe a ASCOPIB-Associação Comunitária da Praça Irani Bertelli um grande público. Senhores, senhoras, jovens e adultos, todos disputam um lugarzinho na oficina ministrada pela Professora Carla Pires (Coreografa do Grupo Brasil Estrangeiro). "A cada encontro fica mais divertido e prazeroso ir na oficina" diz Carla, que considera a oficina uma ramificação do seu grupo, inclusive participando em algumas apresentações.
Oficina de dança de Salão
As 4ª feiras das 19h às 22h na ASCOPIB
Rua Cel. João Correa, 210 - Jardim Ipiranga
Assinar:
Postagens (Atom)


